top of page

A verdade nua e crua para quem quer ser modelo plus-size em Portugal.


Pois é, quem não gostaria de ganhar milhares de euros só aparecendo em eventos, desfilar, tirar umas fotografias, fazer uns catálogos e viajar pelo mundo fora? Era bom que assim fosse, mas muito dificilmente alguém consegue chegar lá e no que toca à moda plus-size o caso torna-se complicado, e para as in-between ainda pior.

O primeiro passo para quem quer ser modelo, seja plus-size ou não, é ter confiança, auto-estima e a atitude. Estes são os primeiro requisitos que precisas antes de procurares uma agência de modelos. Porém é preciso ter muito cuidado para não termos surpresas desagradáveis, porque as promessas são muitas, os resultados quase nenhuns.

Elaborei uma lista para quem tem algumas dúvidas em relação ao "mundo glamoroso" da moda baseado nas minhas experiências.


Fotografia: Luis Nunes

1. Apressa-te a decidir.

Shame on me! Eu já cai nesta quando entrei para a minha primeira agência, em Lisboa.

-A tua cara é perfeita para as campanhas de natal!

Adivinhem quantos castings para natal fiz? Isso mesmo! Nenhum. Eles usam este tipo de abordagem para pressionar... o objecto? Fazer com que pagues um balúrdio pelo book o mais rápido possível. Muito cuidado com estas promessas!

2. O book

O book... quem não gosta de ter aquelas fotografias profissionais em que realmente nos sentimos modelos? Devemos encarar o book como uma ferramenta de trabalho, é através dele que o cliente selecciona os candidatos para os castings. Muitas das agências de modelos aproveitam-se disso para cobrarem números exorbitantes. Sim, também caí nesta e os meus pais chegaram a apagar 3 dígitos pelo meu primeiro book (embora eu fosse contra), por isso papás e aspirantes a modelo, não o façam! O book deve ser um investimento feito pela agência em ti, e não o oposto.

3. Redes Sociais

Outro ponto cruel são as redes sociais.... uma agência séria por norma não recruta através do facebook, etc. Existem inúmeros perfiles falsos que abordam, pedem fotografias e têm um discurso muito bem montado. Há quem crie mais do que um perfil para engendrar um esquema com a finalidade de extorquir as pessoas, divertimento ou para conseguir algumas fotografias mais intimas. Já tive um caso de um rapaz que disse ser fotografo da agência "x", tinha um perfil bastante credível, apresentou-me a booker e uma modelo dessa agência (elas vieram falar comigo para explicarem como funcionava a agência, através do chat). Tudo perfiles falsos usando uma agência conhecida para conseguir convencer as pessoas de que se tratava de algo sério. Obviamente que eu sabia que se tratava de um golpe mas mesmo assim dei conversa para ver até onde iam. Contactei de imediato a agência de modelos pelos quais eles se fizeram passar, a partir daí eles trataram do resto. Tive muitos mais casos como estes.

Não é impossível que vos contactem e que seja uma agência verdadeira, mas devem sempre mas sempre fazer uma pesquisa vasta. Não tenham vergonha de ligar para as agências e perguntar se realmente aquela pessoa trabalha para eles.

4. Ser agenciada não significa ter trabalhos

Gostava imenso de vos poder dizer que entrando para uma agência iriam chover trabalhos. ERRADO! E no mercado plus-size pior ainda. Cá em Portugal existem poucos trabalhos nesta área e fica mais difícil quando se tem de passar pelos castings onde concorrem dezenas de raparigas... a chance torna-se menor ainda. ​No caso das in-between, amigas, muito difícil mesmo! lá está, porque estamos demasiado magras para plus e gordinhas de mais para tradicionais... - eit preconceito!

5. A proposta

A parte boa de estar agenciada é que não trabalhas de graça, ou pelo menos não devias. Tive sorte de ser agenciada pela boom models e vi o esforço constante do João em conseguir arranjar-me trabalhos e que fossem bem pagos. Mas se trabalhos a nível nacional é complicado, imaginem para uma plus-size/in-between no Algarve. Já agora recomendo vivamente a agência da boom para quem vive no sul! Aprendi imenso com o João. Mas já sabes que as expectativas devem ser baixas já que o mercado é muitoooo escasso!

É incrível a quantidade de propostas de marcas que me pedem para fazer catálogos ou desfilar até mesmo ir à televisão por 0€. "Mas vai dar-te oportunidade de te mostrares e assim surgirem mais trabalhos". Não, para mim é exploração. Prefiro não fazer do que fazer de graça, infelizmente muita gente aceita fazer de graça por terem o sonho de serem modelo, mas não façam isso! valorizem-se! Claro que se for uma marca que está no começo, tudo bem, aceitaria sem pestanejar. Mas o que me irrita profundamente são aquelas marcas que têm dinheiro para pagarem a algumas modelos e a outras não.

6. Os castings

Os castings aparecem de um dia para o outro. Para quem rói as unhas (como eu) é um pesadelo, já que umas mão tratadas são essenciais! Ainda me lembro do meu primeiro casting para uma publicidade a passar na televisão e tiraram-me uma fotografia às mãos. Por isso já sabem, convém terem as mãos sempre bem tratadas, unhas feitas com cores neutras, cabelo hidratado, nada de marcas de bikini e a depilação em dia.

Os castings são maioritariamente em Lisboa, quem não vive na capital terá de pagar a viagem pelo seu bolso mas sempre dá para ir comer um pastel de Belém que é tão bom!

7. Auto-estima

É muito importante teres auto-estima já que poderás receber bastantes olhares críticos. Gosto principalmente daqueles olhares que acompanham a frase;

- Mas és modelo? - analisando todas as partes do teu corpo ao milímetro. Ou quando sai um trabalho teu com produção e dizem:

- tive de olhar umas 5 vezes para a fotografia para perceber que eras tu. Como é que ficas assim bonita para eu também fazer umas fotografias assim.

Enfim, levas ali umas facadas no ego, principalmente vindo de mulheres. Se não tiveres auto-estima isso pode abalar mais. Nunca me fez comichão embora ache um pouco irritante alguns comentários. Felizmente recebes mais elogios que criticas, mas há gente que gosta de puxar para baixo. Se fores bem resolvida acenas e sorris!


8. Ser persistente e não perder o foco!

Vai haver momentos em que te vai apetecer desistir, sim vai! O percurso é longo e tem muitas pedras pelo caminho, mas é como dizem: "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo." Por isso foco e determinação são as palavras de ordem.

E então? O que acharam? Já tiveram alguma experiência que gostassem de partilhar?

Recent Posts
Archive
Procurar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page