top of page

Queres ser modelo? 6 dicas para não seres enganada/o


Já perdi a conta das vezes que me perguntam como podem ser modelos, mas raramente a pergunta é: Sara, como posso saber se tenho potencial e como posso chegar até a uma agência credível? Quando o desejo é muito, mais facilmente a pessoa é manipulada, e as agências sabem disso.

O mesmo acontece, quando alguém é abordado na rua por um olheiro, ao qual convida a pessoa para ser agenciado/a. Muitas das vezes estes olheiros estão a fazer um trabalho honesto e vêm realmente potencial. Mas muitos deles também fazem burlas. Então como podem saber se é uma agência confiável ou se querem apenas encher os bolsos à custa dos vossos sonhos?

A primeira dica é ires ciente que podem tentar fazer-te uma lavagem cerebral. Não te deixes iludir com as promessas e desconfia se forem demasiado boas. Tens 1,60 e dizem que vais ser o novo hit nas passerelles?

2º Pesquisa a agência e vê o que dizem dela. Muitas aparecem no "portal da queixa", blogs, notícias. Usa a internet a teu favor. Vê a classificação das páginas do Facebook e os comentários. Nos dias de hoje, com tanta informação, só é enganado quem quer.

Vai ao website da agência e avalia a qualidade das fotografias.

4º O book: cobram-te mais de 100... 200... 300€ pelo book? Cai fora. Uma agência séria não cobra o book. Vocês pagam para irem a entrevistas de emprego? Segundo António Romano, diretor da CENTRAL MODELS (que é só das melhores agências do país): “os books devem ser produzidos pelas agências e em nenhum caso se devem pedir verbas aos representados”. “Esse investimento deve ser suportado pelas agências e depois recuperado através de trabalhos”.

Vê se têm tido trabalhos. Por norma as agências postam muitos dos trabalhos feitos pelos agenciados.

Chamam-te para castings a torto e a direito, mas mais de metade não é como o teu perfil? O trabalho de uma agência é ser o filtro e fazer a ponte entre o cliente e o modelo. Por isso, eles recebem o que o cliente pretende e enviam as fotografias dos modelos que acham adequados para o trabalho, dentro do perfil indicado. Há então uma seleção e são chamados os modelos pelos quais os clientes ficaram interessados.

Se foste abordado por uma pessoa na internet, pesquisa-a e liga para a agência para perguntar se essa pessoa é colaboradora deles, o mesmo no caso dos olheiros.

E vocês? já tiveram más experiências? Deixa nos comentários a tua história.


Recent Posts
Archive
Procurar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page