top of page

In-between? Prazer, o meu nome é Sara!


September 15, 2017

|

Quem nunca sentiu aquela sensação de não saber onde pertence? Todos nós, em alguma parte da nossa vida temos essas dúvidas. Hoje em dia com tanto conceito no mundo da moda as coisas complicaram, pelo menos para quem não se enquadra em lado nenhum. Tenho várias conversas com meninas que me dizem não saber a que grupo pertencem e é compreensível nos dias que correm. No que toca à moda as coisas eram relativamente fáceis de definir até há pouco tempo. Ou podias ser modelo de passerelle e isso significava que terias de ter medidas muito restritas ou então poderias ser modelo comercial onde as medidas já eram mais alargadas mas nem tanto assim.

A primeira vez que fui agenciada fui para o departamento comercial e levei o rótulo de plus-size. Na altura não fazia a mínima ideia do que era o conceito e nem se ouvia falar. No dia em que fiz o meu book deram-me os parabéns por ser tão confiante e por ter a atitude que tinha à frente da câmera... pois era "obesa" no mundo deles. A típica miúda, fotogénica, com carinha comercial mas obesa no mundo da moda num país em que falar de curvas era um tabu. Na altura tinha 1.70 e pesava 62 quilos o que correspondia a um 38 e um M-L.

Ponto de situação

- Parabéns Sara, encontra-se na nossa secção PLUS-SIZE. Perfeito, podem não acreditar mas ser modelo plus-size fazia-me sentir diferente e no bom sentido , embora fosse uma falsa Plus-size (na altura não se ouvia falar deste conceito) para mim significava começar a quebrar algumas barreiras e não ser apenas uma cara bonita.

Passado um ano tive um problema de saúde e engordei até aos 84 quilos. O mundo caia pois engordei isto tudo em 6 meses e não estava preparada para acarretar toda aquela mudança em tão pouco tempo. Obviamente que estava demasiado gordinha para ser plus-size (apesar de não concordar) e nunca mais tive notícias da agência. Contudo ainda fiz uns trabalhos com alguns fotógrafos. Em 2015 desci até aos 70 depois de ter deixado os medicamentos e fui convidada para ir para uma nova agência de modelos. New face como plus-size, recusei, talvez por já não acreditar muito nas agências e de não ter vontade alguma de pousar, voltei a ter mais propostas, todas recusadas. O ano passado, decidi aceitar a proposta  e voltei aos castings.

Em 2017 deparo-me com: ÉS MUITO MAGRA PARA PLUS-SIZE!

De obesa a magra, o pessoal não se entende.  No inicio deste ano ainda fui chamada para um casting, depois disso a frase é recorrente. Não és plus-size. Mas também não sou modelo tradicional.Eu adoro o facto de estar a acontecer o boom plus-size mas parece que a história se repete, e o extremismo acontece.. Eu sou o que se chama in-between, visto o 38 e o L de camisa, mas estou magra demais para trabalhar no que realmente gosto e também não sou chamada para trabalhos como in-between porque simplesmente esse conceito ainda não está a ser explorado. Por isso assumo-me com plus-size porque acho este movimento incrível e identifico-me com ele. Não sou carne nem peixe... mas tenho os meus próprios ideais e são esses que quero partilhar com vocês.

Prazer. o meu nome é Sara e estou com uma crise de identidade!




Recent Posts
Archive
Procurar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page